“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter.”

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Número de atendimentos nas UPAs chega a 2 milhões

A rede das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) chegou ao atendimento de número 2 milhões. O dado é contado desde a inauguração da UPA da Praia do Futuro, em março de 2012, resultando numa média de 2.077 atendimentos por dia, se somadas todas as nove unidades. O atendimento foi feito no fim da tarde de segunda, 10, na unidade do bairro Jangurussu, a uma criança de 3 anos com tosse e febre.

Criadas para desobstruir as filas dos hospitais, as UPAs fornecem atendimento clínico e pediátrico de urgência e emergência 24 horas, todos os dias. Hoje, seis das unidades têm gestão estadual e outras três, municipal. Para a gerente da Célula de Atenção de Urgência e Emergência do Município, Luziete Furtado, as UPAs já têm gerado resultados significativos. “Exemplo disso é o Gonzaguinha do José Walter, que reduziu na emergência 3 mil atendimentos feitos por mês”.

Acilon Gonçalves, secretário-executivo da Saúde do Estado, afirma que de 5% a 10% dos atendimentos iniciados nas UPAs são transferidos para hospitais, no caso de intensificação do tratamento ou de cirurgias. “Até casos que precisam de internação em UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) conseguimos estabilizar e manter na UPA até a transferência”.

Moradora das proximidades da UPA Jangurussu (a primeira do Município), a dona de casa Aparecida Alves, 27, recorre sempre que preciso à unidade, principalmente para a mãe, a aposentada Maria das Dores, 61. “Ela já ficou internada aqui três vezes. Eles analisam o caso e ela é atendida rápido, porque é um caso de urgência”. Desde a inauguração, em fevereiro deste ano, a UPA Jangurussu realizou 93.640 acolhimentos.

Os usuários, após cadastro, passam por classificação conforme a gravidade do caso, podendo ser atendidos imediatamente ou tendo de esperar até quatro horas. As unidades têm eletrocardiograma, raio-x e serviço de exames laboratoriais.

Atualmente, são cinco unidades com porte III (com seis médicos por turno, sendo três clínicos gerais, um pediatra e um chefe) e quatro unidades com porte II. A previsão é de que a UPA do bairro Vila Velha - já pronta, aguardando pela lotação médica - seja inaugurada até o fim do ano. Outras duas UPAs têm data de inauguração prevista para, segundo Luziete Furtado, o primeiro trimestre de 2015.

(O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário