“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter.”

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Deputados já se articulam para eleição da nova Mesa Diretora da AL-CE

Os deputados da Assembleia Legislativa do Ceará mal respiraram da disputa pela reeleição para a legislatura de 2015 a 2018 e já se articulam para iniciar novo certame: a definição da Mesa Diretora da Casa. No páreo para o comando do Legislativo estão o atual presidente Zezinho Albuquerque, o líder do governo, Dr. Sarto, o atual 1° secretário, Sérgio Aguiar, e o deputado Wellington Landim, todos do Pros.

A eleição da nova Mesa já mobiliza articulações internas nos partidos. Diferentemente da Câmara, onde vagas na Mesa são disputadas individualmente por cargo, o núcleo da Assembleia é pleiteado em chapas de dez membros, o que força um consenso que, no entanto, não é regra. Antes de ser eleito, em 2012, Zezinho protagonizou disputa acirrada pela presidência com Landim, em 2010. O impasse acabou beneficiando o então deputado Roberto Cláudio. Apesar de favorito à época, Zezinho foi prejudicado após investigação da Polícia Federal em seu gabinete.


Nova disputa

O cenário para 2015 promete ser semelhante. O Pros tem a maior bancada da Casa e é comando pelo governador Cid Gomes. O atual presidente destacou, ontem, que a reeleição não depende unicamente dele, mas não nega o “desejo de continuar presidente”. Aliados com influência nas relações do Legislativo com o Executivo, como Mauro Filho (Pros) e Nelson Martins (PT) – apesar de não reeleitos – dão como certa a reeleição de Zezinho.

Atuando em áreas de destaque, Dr. Sarto e Sérgio Aguiar ponderam a experiência no Legislativo para pleitearem posto mais alto. “Acho que a gente pode contribuir muito se chegar à presidência”, afirma Sarto, considerando que a proposta ainda precisará de consenso no partido. “Sinto-me qualificado para ocupar cargos maiores na direção do poder”, diz Sérgio.

As articulações para a composição da nova Mesa deve ter novamente um esforço da ala feminina da Assembleia para incluir uma representante. As deputadas Fernanda Pessoa (PR) e Bethrose (PRP) destacam a importância de quebrar a tradição da composição totalmente masculina da Mesa. Para a próxima legislatura, sete mulheres devem fazer parte do Poder Legislativo.

Enquanto alguns acertam com partidos a viabilidade de compor o grupo, como afirma Gony Arruda (PSD), outros se preparam para deixar a Mesa. O deputado Tin Gomes (PHS), atual vice-presidente, afirmou que não pretende renovar o posto. Meta é atuar nos bastidores.

(O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário