“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter.”

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Quem ganha força no Ceará com as vitórias de Camilo e Dilma

O governador Cid Gomes (Pros) e o deputado federal José Guimarães (PT) são alguns dos nomes citados entre os mais beneficiados politicamente com as vitórias de Camilo Santana (PT) e Dilma Rousseff (PT), segundo dirigentes partidários e parlamentares ouvidos pelo O POVO. Ao mesmo tempo, Tasso Jereissati (PSDB), após quatro anos de recolhimento, volta ao Senado como figura de destaque na oposição a Dilma.

Depois de fazer o sucessor, Cid é cotado nos bastidores como ministro do segundo mandato de Dilma. “O que ele fez, saindo do PSB e entrando num partido pequeno para continuar apoiando a Dilma, e apoiando o Camilo em vez de nomes do Pros, mostrou desprendimento político, e isso o fortalece”, disse um deputado estadual do PT.

Desde o ano passado, Cid tem declarado que pretende passar uma temporada nos Estados Unidos quando terminar o mandato. Seja qual for seu destino, “ele terá uma ascendência muito grande sobre o Camilo, não há dúvida”, afirmou um outro integrante do PT. “O Cid é o grande vitorioso nessa eleição. Ele teve a capacidade de nos convencer, apresentar o nome, pensar a estratégia”.


Zezinho e Izolda

O presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (Pros), e a futura vice-governadora, Izolda Cela (Pros), também sobem na escala política a partir de 2015, segundo os políticos consultados pelo O POVO.


Na opinião de uma liderança petista, “o Zezinho vai ser a face externa da política dos Ferreira Gomes. Tem uma bancada de deputados, saiu fortalecido da eleição, tem relação com outros partidos”.


No caso de Izolda, ex-secretária da Educação de Cid, um membro do partido de Camilo salienta a ligação dela ao deputado estadual Ivo Gomes (Pros), irmão de Cid e ex-secretário da Educação de Fortaleza. “Ela será a parte visível da política, na ampla expressão da palavra, do Pros dentro da gestão”.


No plano federal, correligionários veem em José Guimarães, vice-presidente nacional do PT, a ponte mais eficiente entre Camilo e o governo Dilma, a ponto de um petista afirmar que o parlamentar será “o senador do Camilo”, já que José Pimentel (PT) não teria se engajado a contento na campanha do governador eleito. “A interlocução a nível federal passará pelo Guimarães, que tem muito crédito com o Lula e principalmente com a Dilma. Ele tem as portas escancaradas em Brasília”.

Pelo lado da oposição, o peso de Tasso Jereissati é reconhecido por petistas e tucanos. “O Tasso fica com uma posição em nível nacional e estadual extremamente consolidada”, diz um membro da direção do PT cearense.

Para o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), Tasso será uma das vozes no Senado que “vão nortear alguns debates”, especialmente em relação à situação econômica do Brasil e às denúncias envolvendo a Petrobras. “Com o Tasso e outros, como José Serra, Ronaldo Caiado e o próprio Aécio, não será céu de brigadeiro para a Dilma”, prevê Matos.

(O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário