“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter.”

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Interior de Camilo Santana; Fortaleza de Eunício Oliveira

O segundo turno das eleições no Ceará vai ser acirrado. Prova disso é o resultado do primeiro turno, que previa até uma possível vitória do candidato Eunício Oliveira (PMDB). Mas o que se viu foi o candidato Camilo Santana (PT), apoiado pelo governador Cid Gomes liderar esse primeiro turno com 47,81%, contra 46,41% de Eunício.

O Ceará está dividido, com as Regiões Norte e do Cariri com predominância da candidatura petista. Eunício obteve mais votos em grandes colégios eleitorais, como Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, além de Iguatu, na Região Centro-sul do Estado. Por isso, a disputa tão acirrada, mesmo Camilo tendo ganhado em quase o dobro de municípios de Eunício.

Dilma sempre à frente
Parece que a força eleitoral que Eunício demonstrou no Estado e a vitória folgada de seu senador eleito, Tasso Jereissati (PSDB), não se refletiram em seus pedidos de votos para o postulante à presidência da República, Aécio Neves (PSDB). É que a candidata da situação Dilma Rousseff foi ampla maioria em todos os municípios do Ceará.

Em Acopiara, por exemplo, Eunício liderou, mas Dilma atingiu 86,75% da preferência dos eleitores. Em Aiuaba a história se repetiu e Dilma ficou com 88,22%. O maior percentual para a candidata à reeleição foi em Jati, com Dilma 89,42%. O menor, em Fortaleza (51,63%).
(O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário