“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter.”

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Dilma abre vantagem para Aécio e lidera pela 1ª vez sem empate técnico

A candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) abriu vantagem sobre o Aécio Neves (PSDB) e lidera de forma isolada – pela primeira vez no 2º turno – a disputa presidencial, segundo as pesquisas Datafolha e Ibope, divulgadas ontem. A depender do instituto a vantagem da petista é de seis a oito pontos percentuais. A margem de erro de dois pontos percentuais.
No Datafolha, Dilma tem 53% das intenções de votos válidos, seis pontos na frente de Aécio, que tem 47%. Já o Ibope mostra vantagem maior, de oito pontos percentuais, com a petista somando 54% contra 46% do tucano.
Em todas as sete pesquisas anteriores dos institutos, ocorria sempre situação de empate técnico. Nas duas primeiras Datafolha Aécio aparecia à frente, com 51% contra 49% de Dilma. Já nas duas últimas era Dilma que liderava, com 52% a 48%.
Se na disputa nacional permanece certo equilíbrio, no Ceará, Dilma ampliou a já enorme vantagem. Segundo pesquisa O POVO/Datafolha, a petista alcançou 74% dos votos válidos, a 26% de Aécio.
Em Fortaleza, Dilma tem 63%, contra 25% do tucano em votos totais. No Interior, Dilma sobe para 73%, mais que o triplo de Aécio, com 23%.
Nas pesquisas nacionais, o Datafolha ouviu 4.389 eleitores no dia 20 de outubro, já o Ibope 3.010. Ambas têm nível de confiança é de 95%.
(O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário