“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter.”

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A virtude na segurança pública

Eis o Editorial do O POVO desta quarta-feira. O título é “A virtude na Segurança Pública”. Confira:
São promissoras as primeiras declarações de Camilo Santana (PT) acerca de suas pretensões para a área da segurança pública. Ao citar como referência o programa Pacto pela Vida posto em prática em Pernambuco a partir de 2007, o futuro governador do Ceará indica que pretende adotar um modelo prático, simples e com sucesso comprovado.
A virtude de seguir um modelo que já deu bons resultados é que não se perde energia política, tempo e recursos públicos com experimentalismos duvidosos. O quadro de violência do Ceará, que colocou o Estado no pódio do ranking nacional de homicídios, impõe a máxima urgência na implantação de medidas capazes de inverter a equação nefasta que há anos perdura.
Pernambuco é uma boa referência para o Ceará em função das similaridades sociais e econômicas. Os primeiros quatro anos do Pacto pela Vida tiveram como secretário de Defesa Social o policial Federal Servilho Paiva, que hoje está no comando da Segurança Pública no Ceará. Aqui, o secretário implantou apenas uma parte do que foi feito no estado vizinho e os resultados positivos já começaram a surgir.
O Pacto pela Vida não é uma política de segurança centrada somente na ação policial. A Secretaria de Segurança, nos moldes que temos hoje no Ceará, seria apenas um dos braços ativos do programa. Sua marca principal é a integração entre diversas pastas (Justiça, Saúde, Educação, Ação Social, Trabalho…), instituições (Ministério Público e Judiciário) prefeituras e entidades da sociedade civil. Tudo sob a coordenação política do governador e coordenação executiva do secretário de Planejamento.
Trata-se de um dinâmico programa de mobilização social fundado em conferências regionais que redundaram em uma conferência estadual. O objetivo (alcançado) foi estabelecer um modelo de gestão por resultados. Desde sua implantação, os índices de homicídios vêm caindo ano a ano em Pernambuco. Em Recife, a queda foi de 50%.
Mesmo antes da posse, Camilo Santana já anunciou que vai trabalhar para eliminar o clima de confronto que envolve a relação com parte da Polícia Militar. Esse é um ponto crucial a ser resolvido. Sem hierarquia na PM não há política de segurança possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário