“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter.”

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Dilma passou Aécio aos 88,9%

Às 19h32min, enquanto o país ainda aguardava a primeira parcial sobre o resultado das eleições presidenciais, um grupo de cerca de 30 servidores do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), trancados na sala em que era possível se acompanhar em tempo real o resultado das urnas, presenciou uma reviravolta eleitoral: com 88,9% dos votos apurados, Aécio Neves (PSDB), que até então liderava o pleito, era ultrapassado por Dilma Rousseff (PT).

A poucos metros dali, no nono andar do edifício sede, o presidente da corte, José Antônio Dias Toffoli, estava reunido com cerca de 40 pessoas, entre ministros, advogados das campanhas, representantes do Ministério Público e embaixadores de países estrangeiros que acompanhavam o pleito.

Devido ao horário de verão e fusos do país, os primeiros números sobre a eleição presidencial só poderiam ser divulgados a partir das 20h, quando as urnas no Acre seriam fechadas.

Para evitar vazamentos e garantir que ninguém teria informações privilegiadas, Toffoli montou uma operação de “guerra” no TSE. Os servidores foram trancados na sala de apuração. Se algum precisasse ir ao banheiro, por exemplo, só iria acompanhado de um segurança. (da Folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário