“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter.”

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Divorciados em segunda união estável poderão ser aceitos

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, disse ontem que a Igreja Católica está discutindo a possibilidade de reconhecer casais formados por divorciados estando na segunda união. O assunto foi tratado durante a III Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família, de 5 a 19 deste mês, na Cidade do Vaticano, sob o tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.
De acordo com dom Raymundo, há consenso quanto à indissolubilidade do matrimônio, mas o sínodo não desconheceu situações especiais que muitas casais têm agora. São pessoas que contraem novo matrimônio, continuam participando das atividades da Igreja, atuando nas comunidades, com uma vida estável e assumindo sua responsabilidade quanto à educação dos filhos, afirmou ele. ”E (esses casais) são desejosos de comungar e se confessar. Então, a Igreja está aprofundando essa temática para ver, caso a caso, que soluções dar para essas situações”, acrescentou.
O cardeal descartou mudança doutrinal. Ele explicou que o Sínodo foi dividido em duas etapas e que o documento final com as conclusões será proclamado pelo papa Francisco na segunda fase, em outubro de 2015. Foi preparado, no entanto, um documento com o resumo das discussões que será encaminhado às dioceses. Dom Raymundo, também arcebispo de Aparecida, em São Paulo, informou que, durante o Sínodo, foram apresentadas sugestões sobre como tratar o assunto.
De acordo com ele, muitos casais procuram o tribunal eclesiástico para anular o primeiro matrimônio. O cardeal acredita que é possível simplificar esse processo, que, normalmente, se dá em duas instâncias. Outra possibilidade apresentada é a dotar a prática das igrejas orientais que, segundo dom Raymundo, admitem a comunhão de casais em segunda união depois de um processo de acompanhamento, conversão e análise da situação deles ao longo da vida matrimonial. (das agências de notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário