“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter.”

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Quem são as pessoas que vivem nas ruas

Quando o dia estiver perto do fim, Angélica, 24, deverá estar se arrumando para ser estrela no teatro. De branco e banho tomado. Ela, mãe de quatro filhos, interpretará Maria, a escolhida para ser mãe de Jesus. Davi, o caçula de quatro meses, representará o filho de Deus. Juntos farão parte de um espetáculo de Natal formado por outros como eles, que estão em situação de rua.

De acordo com o 1º Censo e Pesquisa Municipal sobre População em Situação de Rua, hoje são 1.718 pessoas nas praças, calçadas e viadutos de Fortaleza, conforme a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra). A maioria é de homens, como Luiz. Mulheres, a exemplo de Angélica e Carla, estão em menor número, mas também fazem os espaços públicos de morada.

Pela primeira vez em muito tempo - talvez a vida toda - o três serão protagonistas. O espetáculo no teatro vai retratar a própria realidade. Um carro de reciclagem fará a vez de manjedoura. Os três reis magos trarão água, pão e papelão. Os desafios de cada dia e de cada noite serão declamados, em versos de Manuel Bandeira e no improviso.

Durante ensaios, os agora atores contaram suas trajetórias ao O POVO. Em comum, caminhos de destruição do vínculo familiar, dependência das drogas e ineficiências das políticas sociais. Muitos agravantes tornam essa problemática ainda mais complexa. Mas sem improvisação, descrevem a vontade de ter uma família e mudar de vida.


Saiba mais


Para a Beira Mar, há a proposta de criar mais um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). O local estava definido, mas, segundo a Setra, o proprietário desistiu ao saber que o projeto era para moradores de rua.

Atualmente, a Prefeitura dispõe de três abrigos, nos bairros Benfica, Joaquim Távora e Jacarecanga, atendendo famílias e público masculino. Fortaleza possui hoje dois Centros Pop, no Centro e Benfica. Na última semana, foram inaugurados a Pousada Social e o Centro de Convivência para Pessoas Adultas em Situação de Rua, na rua Major Facundo, no Centro da Capital.

A presença dos moradores de rua é crítica constante dos comerciantes do Centro. Conforme Cláudio Ricardo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) atuou com recurso para criação dos equipamentos.

(O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário