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sexta-feira, 11 de abril de 2014

O Sucesso da Copa do Nordeste



  A Copa do Nordeste voltou a se consolidar como sucesso de público, crítica e faturamento, como era no início dos anos 2000. O êxito dessa 12ª edição – encerrada na última quarta feira, com o título do Sport sobre o Ceará, após o 1x1, na Arena Castelão – foi tanto, que muitos críticos Brasil afora já a consideram a melhor competição do Brasil do primeiro semestre.
A principal evidência disso veio das arquibancadas. Com uma média de 7.831 pagantes por jogo, a competição superou as dos principais Estaduais do País, como o Paulista, por exemplo, que tem levado 5 mil pessoas/jogo – diferença que poderia ser até maior, se times como Santa Cruz, CRB e Sport não tivessem que jogar em outros estádios ou com portões fechados por causa de brigas de torcidas organizadas. A finalíssima registrou o maior público do futebol nacional neste ano: 61.240 fãs no Castelão. 

  “Foi excelente. Encerramos o Nordestão com uma festa muito bonita em todos os aspectos. Bons jogos, um evento bem organizado e em paz. Daqui para o fim do ano, dificilmente teremos no Brasil um espetáculo como esse”, afirmou o presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela.
O principal reflexo da presença do público foi sentido nos bolsos dos clubes. O valor arrecadado no último jogo da final (R$ 1.476.187), por exemplo, representa a maior arrecadação de um time do Ceará. Até mesmo os que não chegaram às fase finais se beneficiaram. A receita total dos clubes (premiação + bilheteria) subiu de R$ 15 milhões, em 2013, para mais de R$ 20 milhões, em 2014, e tende a crescer mais. 
“Depois do que eu vi na Arena Castelão, quarta, fica muito claro que a edição 2015 será ainda melhor. Até porque será mais fácil atrair investidores, já que, em 2014, quem queria investir em futebol correu para a Copa do Mundo.”

Por:Mário Neto


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