“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter.”

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Fiscalização eletrônica das faixas de ônibus começa a funcionar no sábado

A Prefeitura de Fortaleza implantou faixas exclusivas de ônibus no binário das avenidas Santos Dumont e Dom Luís. Para garantir o cumprimento a estes espaços, otimizando a velocidade operacional dos coletivos, começará a funcionar neste sábado (9/8) a fiscalização eletrônica nas duas vias, mas ainda em caráter educativo.
Segundo o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Arcelino Lima, todo o corredor estará monitorado. “Serão 31 câmeras, no total, em todo o binário para fiscalizar o desrespeito às faixas de ônibus. Os demais veículos só poderão utilizá-las para fazer conversão à direita ou entrar em algum estabelecimento, sempre respeitando a sinalização existente. Para isso, o limite máximo para trafegar é de aproximadamente 100 metros”, esclarece.
Inicialmente, os infratores que desrespeitarem as regras de circulação receberão notificação educativa. A aplicação de multas será iniciada somente após um mês de funcionamento efetivo dos equipamentos. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor da multa por transitar em faixa exclusiva é de R$ 53,20 e implica em três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
É permitido o tráfego de ônibus, vans e táxi nas faixas exclusivas. Veículos particulares poderão circular desde que respeitem as regras de circulação. “A câmera fará a leitura das placas dos veículos que passarem pelas faixas destinadas aos ônibus. Se, na câmera seguinte, a mesma placa for flagrada, ficará registrada a irregularidade”, explica Lima.
(Roberto Moreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário